Cuidados com os equipamentos de mergulho : Reguladores 1º estágio

O verão está chegando e apesar da temporada de mergulho em Salvador ser o ano todo, no verão as saídas para mergulho se intensificam e você que por diversos motivos passou o inverno sem fazer mergulhos vai ter que tirar a poeira e as teias dos seus equipamentos para poder mergulhar e para que tudo ocorra bem e você apenas curta os mergulhos sem maiores problemas no verão é importante que o seu equipamento esteja em dia e bem conservado, fazer uma revisão básica é mais do que recomendado.

Os reguladores são equipamentos robustos, mas que exigem um certo cuidado, devem ser lavados com água doce após o uso, deixados para secar à sobra e depois ser guardado longe da poeira e da umidade, de preferência em sacolas ou bolsas confeccionadas exatamente para este fim.

Modelo de bolsa para reguladores de mergulho.

Ao lavar os reguladores é muito importante checar o “chapéu de bruxa” (no caso de reguladores Yoke) ou a “tampa de rosca” (no caso de reguladores DIN), estes devem estar intactos, sem deformações, ressecamentos, rachaduras ou fissuras e devem estar colocados de maneira a fechar o acesso aos filtros do regulador, pois apesar de ser um equipamento desenvolvido para funcionar submerso, em baixo d´água, se entrar um pouquinho de água que seja pode contaminar o filtro, provocar a corrosão de peças metálicas, deformar o-rings e danificar o kit de peças.

Regulador Yoke com “chapéu de bruxa”

As principais escolas e operadoras de mergulho de Salvador (e da sua cidade também) fazem revisões periódicas, trocas de kits e limpeza de peças com ultrassom, leve seu equipamento, em especial os reguladores, instrumentos e coletes equilibradores para que passem por uma manutenção.

Regulador DIN com a tampa de rosca aberta

 


Recentemente um dos meus reguladores estava “vazando” gás, deduzimos que poderia ser o-ring danificado então o instrutor de mergulho Bruno Menezes (Ovinho) da Shark Dive o abriu para trocar essas borrachinhas de vedação quando percebeu que o interior do meu regulador está todo incrustado decorrente de algum filete de água que entrou no regulador, seja pelo vazamento do gás ou seja por não ter ajustado direito as tampas de atarrachar quando emergi meus reguladores em soluçção de vinagre para limpar.

Felizmente o problema foi detectado a tempo, os reguladores foram limpos e os o-rings foram alterados sem maiores consequências como perda do kit, entre outros,

Condição do meu regulador que apresentava indícios de ter sido molhado.

Condição dos meus reguladores após a revisão

Bons mergulhos!!

 

About Rodrigo Maia-Nogueira

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância. Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições. Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI. Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.