14 de Novembro, Dia Nacional dos Tubarões e Raias

No dia 14 de novembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional dos Tubarões e Raias.

O Dia Nacional dos Tubarões e Raia foi escolhido em outubro de 2019 através de uma consulta popular promovida pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), a Coordenação do PAN Tubarões e o seu Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), amplamente divulgada, e que contou com a participação de pelo menos 440 pessoas de diferentes estados e regiões do Brasil dentre diversas opções.

O dia 14 de novembro foi escolhido em homenagem ao aniversário do Dr. Carolus Maria Vooren, um dos pioneiros nos estudos de elasmobrânquios no Brasil cujos primeiros trabalhos foram realizados na década de 1980. O Dr. Vooren atuou ainda de forma decisiva em muitas decisões públicas e políticas em favor dos tubarões e raias, e graças aos diversos trabalhos de pesquisa executados com informações importantíssimas com relação as populações de elasmobrânquios e suas atuações em políticas públicas em favor destes animais ele recebeu o carinhoso título de “pai da conservação de tubarões e raias no Brasil” e nada mais justo que conceder a esta personalidade a homenagem ao definir no dia do seu aniversário o dia Nacional dos Tubarões e Raias.

Em 2021 esta data tem um significado ainda maior pois pela primeira vez desde que foi oficialmente estabelecida ela está sendo comemorada sem a presença do Dr. Vooren neste mesmo plano, ele nos deixou em 12 de março deste ano.

Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

About Rodrigo Maia-Nogueira

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância. Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições. Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI. Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.