Documentário: Madracis (LABECMar/Unifesp – Instituto Linha D´água)

A semana passada foi a semana dos documentários, além do lançamento do polêmico e incômodo Seaspiracy  no dia 24 de março de 2021 foi lançado no dia seguinte o documentário nacional Madracis que fala sobre a descoberta do recife de coral mais ao sul do Atlântico, na Ilha da Queimada Grande, litoral centro de São Paulo.

O documentário foi feito pelo Laboratório de Ecologia e Conservação Marítima (LABECMar) do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e é um dos resultados do projeto Subsídios Técnicos e Mobilização Social para o Plano de Ordenamento Turístico da Ilha da Queimada Grande APA Marinha do Litoral Centro – São Paulo apoiado pelo Instituto Linha D´Agua.

A descoberta do recife aconteceu no início do projeto quando ao mergulhar em um local que se acreditava ser um banco de rodolitos a 12m de profundidade, ao se aproximarem da borda os pesquisadores perceberem que por conta da parede vertical se tratava de um recife composto por uma única espécie de coral, a Madracis decactis com aproximadamente 50cm a 1m de altura e pelo menos 5 mil anos de idade.

Estrutura do recife (Fonte: Documentário Madracis)

Além dos depoimentos dos pesquisadores que participaram da descoberta deste novo recife, Guilherme Pereira Filho, Fabio Motta, entre outros, o documentário traz ainda a participação de diversos atores, usuários do local, tais como pescadores, pescadores sub e mergulhadores recreativos que falam da importância da ilha para eles e para a realização das suas atividades.

Mergulhador científico, pesquisador do LABECMar/Unifesp nos estudos realizados no recife (Fonte: Documentário Madracis)

Madracis é um excelente registro, mostra como conhecemos tão pouco os nossos mares a ponto de desconhecer a existência de um recife de coral subtropical no Atlântico sul, tão ao sul da linha do equador, mesmo estando esse recife em águas rasas e em um local frequentado por pescadores submarinos e mergulhadores recreativos.

Assista ao documentário, comente, divulgue a ciência marinha brasileira.

 

Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.