Carolus Maria Vooren : Nota de pesar

Hoje o oceano está de luto!

Faleceu hoje o professor Dr. Carolus Maria Vooren, nascido na Holanda mas brasileiro de coração, um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Elasmobrânquios (SBEEL), uma das maiores, se não a maior referência nos estudos com elasmobrânquios no Brasil, sendo pioneiro nas abordagens de dinâmica populacional e conservação, dedicou toda a sua vida à conservação destes animais.

A importância do Prof. Vooren na conservação dos elasmobrânquios era (na verdade é) tão grande que a data do seu aniversário, 14 de novembro foi a data escolhida pela SBEEL, pelo Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e pela Coordenação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões) para se comemorar o Dia dos Tubarões e Raias.

O Dr. Vooren ingressou na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 1979, coordenou, e foi um dos criadores, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG onde orientou boa parte dos mais importantes pesquisadores de elasmobrânquios do país até se aposentar em 2010.

O Dr. Vooren é inspiração e exemplo para uma enorme legião de estudantes e pesquisadores brasileiros.

O Dr. Vooren deixa um legado imenso!!

Assista uma excelente palestra ministrada pelo Dr. Vooren sobre sua história com os elasmobrânquios em 14/11/2020 clicando AQUI.

Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.