Peixe-Leão é capturado em Fernando de Noronha

Novo registro de Peixe-Leão para o Brasil, e desta vez parece não ter sido soltura de algum criador

Um peixe-leão, provavelmente da espécie Pterois volitans foi capturado no dia 20 de dezembro de 2020 pelo mergulhador Fernando Rodrigues instrutor de mergulho da escola e operadora de mergulho Sea Paradise com a ajuda de uma aluna do Dr. Carlos Eduardo Leite Ferreira (LECAR/UFF) a 28m de profundidade próximo ao ponto de mergulho conhecido por Laje dos Cabos, em frente à praia da Conceição conforme publicado no Instagram do Projeto Golfinho Rotador.

Antes deste registro em Fernando de Noronha, dois outros registros desta espécie já foram feitos em águas brasileiras, ambos em Arraial do Cabo, um em 2014 e outro em 2016, porém em ambos os casos acredita-se que tenham sido exemplares criados em cativeiro que foram irresponsavelmente soltos no mar.

Em 2018 foi divulgado o registro de um peixe-leão nos Abrolhos, porém após de ter mobilizado vários pesquisadores e equipe técnica da fiscalização do Parque descobriu que o alerta era falso, um mergulhador irresponsável registrou imagens de uma réplica do peixe e divulgou como sendo um registro real.

No caso atual do registro em Fernando de Noronha ainda não se sabe a origem do peixe, porém não se trata de uma réplica e a hipótese de alguém ter levado clandestinamente este animal até a ilha e solto por lá é improvável. O exemplar capturado está congelado nas dependências do ICMBio Noronha.

About EcoBioGeo

EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico. Popularizando as ciências marinhas com informações de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.