No dia 21 de setembro de 2002 foi publicada a Portaria nº121 do IBAMA instituindo a moratória da captura do peixe Mero (Epinephelus itajara) em águas brasileiras, primeira espécie de peixe marinho com proteção integral específica em nossa legislação. Esta Portaria proibia não só a captura como o transporte e a comercialização de Meros no território brasileiro.
Em homenagem a este marco na conservação da espécie e também na conservação marinha brasileira e com a finalidade de trazer visibilidade à necessidade em se preservar o Mero em 2017 foi instituído o dia 21 de setembro como o Dia Nacional do Mero.
O Mero é uma espécie protegida que tem grande importância ecológica e é essencial para a saúde dos ecossistemas marinhos, não capture Meros, não compre e não consuma carne de Mero e se souber de qualquer irregularidade (captura, comércio, guarda, manutenção em cativeiro, molestamento, injúrias, consumo), denuncie, é crime 0800-61-8080 (Linha Verde do IBAMA)!!
Mergulhadores, se vocês virem um Mero durante o mergulho, compartilhem sua experiência com o Projeto Meros do Brasil à partir deste formulário, ajude na conservação deste magnífico peixe.
Autor(es)
Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.