Mergulhos para a coleta de dados brutos da biota aquática em um píer no costão Rochoso da Vitória

Nos dias 18 de maio de 2020 foram realizados quatro mergulhos para a coleta de dados brutos de ictiofauna e de bentos de substrato consolidado em uma campanha de monitoramento da biota aquática, condicionante sendo cumprida na fase de operação do píer do Edf. Queen Elizabeth, no costão rochoso da Vitória, Salvador, Bahia.

Cavalo-marinho-de-focinho-longo (Hippocampus reidi) registrado nas estruturas artificiais do píer do Edf. Queen Elizabeth (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

Foram realizados ao todo quatro mergulhos de aproximadamente 45 minutos cada em um local com profundidade entre 3,0m e 4,5m.

Raia Treme-treme registrada nas proximidades do píer do Edf. Queen Elizabeth, Salvador, Bahia (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Um grande cardume de sardinhas (Clupeidae) registrado entre os pilares do píer do Edf. Queen Elizabeth, Salvador, Bahia (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Bióloga e mergulhadora científica e tech Doroth A. Cordeiro coletando dados de bentos consolidado nas proximidades do píer do Edf. Queen Elizabeth, Salvador, Bahia (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Biólogo e mergulhador científico e tech Bruno L. Menezes registrando dados da ictiofauna na área do píer do Edf. Queen Elizabeth (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

About Rodrigo Maia-Nogueira

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância. Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições. Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI. Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.