Arraial do Cabo é famosa por abrigar em seus costões rochosos uma biodiversidade que apresenta, graças ao fenômeno da ressurgência tanto características de ambientes tropicais quanto subtropicais.
O primeiro levantamento de espécies para o Arraial do Cabo ocorreu ainda no final da década de 1970 durante a expedição científica Oxford Diving Espedition e desde então diversos pesquisadores passaram a contribuir com informações para este levantamento, porém ainda hoje muita coisa precisa ser descoberta a fim de se conhecer a biodiversidade local. Estes estudos vem sendo publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, sempre em linguagem técnica e consequentemente sem ampla divulgação de todo esse conhecimento.
Pensando nisso os pesquisadores da Divisão de Biotecnologia Marinha (BioTechMar) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em especial os editores da obra Daniela Batista, Luciana V. Granthom Costa e Ricardo Coutinho organizaram o livro “Biodiversidade, Ecologia e Conservação – Flora e Fauna Marinha dos Costões Rochosos em Arraial do Cabo“.
O livro está dividido em 14 capítulos escritos por cerca de 40 pesquisadores de 9 instituições brasileiras que descrevem as características oceanográficas, ambientais, sobre as intervenções humanas e potenciais ameaças e falam sobre os principais grupos taxonômicos que ocorrem na região, são eles: Macroalgas, Esponjas Marinhas, Cnidários (anemonas, corais, octocorais, gorgônias, ceriantos, …), Vermes Marinhos (Polychaeta), Briozoários, Moluscos (nudibranquios, quitons, caracois, bivalves, cifomas, polvo, …), Crustáceos (caranguejos, camarões, cracas, lagostas, sapateiras, …), Equinodermos (estrelas-do-mar, ofiuros, pepinos-do-mar, ouriços, …), Ascídias e Peixes recifais.
Tudo isso com fotos fantásticas de Alexandre Kassuga, André Pádua, Carlos Eduardo Ferreira Leite, Carlos Gustavo Werner Ferreira, Daniela Batista, Emílio Nicolás S. Romero, Fabian Messano, Fernando Moraes, Guilherme Muricy, Hélio Feliciano, José Eduardo Gonçalves, Juliana Alvim, Júlio César Monteiro, Luis Constantino, Luciana Granthom, Sérgio A.C. Souza e Vinícius Padula, além da foto de capa do Athila Bertoncini.
O livro está com data de lançamento para 2020. Eu recebi o link para baixar o PDF do livro pelo Whatsapp, para baixar basta clicar aqui.
Autor(es)
Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.