Recebi estes dias em mais de um grupo do Whatsapp o PDF do recém-lançado livro “Grandes Peixes Oceânicos da Costa Brasileira” de autoria dos pesquisadores Teodoro Vaske Jr, Alfredo Carvalho Filho e Otto Busmarck Fazzano Gadig, leitura obrigatória e que imediatamente passou a fazer parte das fontes permanentes das publicações deste blog.
A apresentação do livro já indica que ele foi escrito pensando não só em servir de referência para os pesquisadores, professores e estudantes mas também aos pescadores, mergulhadores e qualquer pessoa que possua interesse ou que esteja ligada, direta ou indiretamente com o ambiente marinho e sua magnifica biodiversidade.
A publicação se propõe a ilustrar, não só com imagens dos exemplares (geralmente espécimes de coleções científicas, fixados), mas especialmente com informações e peculiaridades sobre as espécies de peixes grandes, que podem atingir mais de 40 cm de comprimento total e que habitam, mesmo que não seja de forma exclusiva, o ambiente pelágico, oceânico, dentro do Mar Territorial e zona Econômica Exclusiva do Brasil.
Ao todo estão apresentadas na publicação 107 espécies entre peixes ósseos (74) e elasmobrânquios (33). Para cada uma destas espécies os autores apresentam o nome científico, os nomes vulgares (em português e em inglês), a região de ocorrência e a importância comercial, além de características que incluem desde características físicas diagnósticas a aspectos ecológicos relacionados á reprodução e alimentação.
A publicação ainda trás uma explicação breve sobre o que é o Ambiente Oceânico, e um resumo das artes de pesca utilizadas para acaptura de cada uma das espécies apresentadas.
O livro é uma publicação do Instituto de Biociências da UNESP São Vicente, Campus do Litoral Paulista e está disponível no perfil dos autores no Researchgate.
Autor(es)
Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.