O Grama

A Biota Aquática da baía de Todos os Santos e costa Atlântica de Salvador, Bahia

Grama (Gramma brasiliensis)

  • Classe: Actinopterigyii
  • Ordem: Perciformes
  • Família: Grammatidae
Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

DESCRIÇÃO

O Grama possui o corpo alongado e robusto podendo medir até 7 cm de comprimento. A cabeça a boca do Grama são grandes em relação às outras partes do corpo. O corpo apresenta um colorido belíssimo em degrade partido do roxo ou violeta na cabeça até chegar ao amarelo ou laranja na cauda. A nadadeira dorsal apresenta um ocelo escuro na porção anterior. O olho é grande e apresenta uma faixa diagonal escura.

Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

BIOLOGIA

Espécie de hábito recifal que costuma ocorrer entre os 2 m e  pouco mais de 30 m de profundidade onde costuma ficar de cabeça para baixo no teto nas locas, tanto solitários quanto em grupos de até 4 indivíduos.

Dupla de Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

O Grama se alimenta de plâncton, e apesar de não ser muito comum, já foi registrado se alimentando de ectoparasitos em estações de limpeza tendo o Cromis (Chromis multilineata) e o Bicoara (Haemulon plumieri) como clientes.

Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

DISTRIBUIÇÃO

O Grama é endêmico do litoral Brasileiro, ocorrendo da costa do Maranhão à costa de São Paulo, incluindo Fernando de Noronha.

Dupla de Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

No Caribe ocorre uma espécie semelhante, o Grama Royal (Gramma loreto), que difere do nosso Grama por apresentar estrias amarelas no rosto e apesar de apresentar o mesmo padrão de cor, roxo e amarelo, as cores não se misturam em degrade, a porção posterior do corpo é roxa ou violeta mudando abruptamente para o amarelo ou alaranjado no meio do corpo até chegar à cauda.

Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)

Em Salvador e na baía de Todos os Santos o Grama é difícil de ser avistado, porém pode ocorrer em todos os pontos tradicionais de mergulho. Ultimamente são observados com mais frequência no Quebra-mar Norte, nos Corais da Boa Viagem e na Falha do Cretino.

STATUS DE CONSERVAÇÃO

O Grama é citado como espécie ameaçada de extinção, e sua principal ameaça é a captura com fins ornamentais.

Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Grama (Gramma brasiliensis) (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira)
Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

About Rodrigo Maia-Nogueira

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância. Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições. Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI. Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.