Dica de Literatura : O Último Mergulho (Bernie Chowdhury)

Capa da versão Brasileira lançada pela Editora Record

Ainda recordo quando li pela primeira vez este livro em 2009, era o livro mais comentando nos fóruns de mergulho na época pelos entusiastas do mergulho técnico (assunto da moda na época) e do mergulho em naufrágios. A história é trágica como já sugere o próprio subtítulo do livro “O mergulho fatal de pai e filho nas profundezas do oceano”. A leitura te prende e eu considero muito importante, como um alerta, a todos que pretendem enveredar pelo mergulho técnico de que mais do que nunca, a segurança, a capacitação adequada, o bom planejamento, a capacidade analítica para reconhecer os riscos e a execução das técnicas com precisão é fundamental.

O livro documenta com alto nível de detalhamento o mergulho fatal do experiente Chris Rouse e seu filho Chris “Chrissy” Rouse Júnior realizado na costa de New Jerssey em 1992 quando exploravam um submarino alemão (um U-Boat) a 70m de profundidade a fim de encontrar algum artefato que ajudasse na identificação da embarcação que até então era conhecida apenas por “U-Who”

Imagem do U-869 navegando (fonte: New Jersey Scuba Diving)

Hoje já se sabe que se trata do U-869 e o site da New Jersey Scuba Diving traz bastante informações sobre o naufrágio.

Croqui do U-869 (fonte: New Jersey Scuba Diving)

O nível de detalhamento no livro é tão elevado que ele não se limita a história e o mergulhador-leitor atento tem a oportunidade de entender os principais aspectos fisiológicos da adaptação do mergulho em cavernas para o mergulho técnico, em especial os caçadores de naufrágios em águas profundas, discussões que resultaram hoje nos padrões de segurança das maiores certificadoras do mundo.

O livro foi escrito pelo mergulhador técnico e editor de uma revista especializada em mergulho técnico, além de amigo pessoal dois Rouses, Bernie Chowdhury que inclusive foi o primeiro a adaptar os princípios e técnicas do mergulho em cavernas para o mergulho em naufrágios localizados em águas profundas.

Atualmente este livro não se encontra disponível em português (Editora Record) nas livrarias que procurei, porém existem vários exemplares usados e em estado de novo à venda na estante virtual, inclusive a preços bem em conta. A versão em inglês pode ser encontrada com facilidade, inclusive em ePub.

About Rodrigo Maia-Nogueira

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância. Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições. Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI. Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

One thought on “Dica de Literatura : O Último Mergulho (Bernie Chowdhury)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.