Mergulhador provoca alerta ao divulgar video falso sugerindo que peixe-leão foi avistado em Abrolhos

O peixe-leão (gênero Pterois, Família Scorpaenidae) é um predador eficiente dos recifes originário do Indo-Pacífico muito popular entre os aquaristas por causa da sua beleza exótica, porém muitos destes aquaristas ao perceberem que este animal cresce ou mesmo quando no auge do seu egocentrismo decidem por “desistir” de criar o animal e o soltam no mar … atitudes irresponsáveis como estas resultaram na bioinvasão deste animal no Caribe com graves consequências à fauna local, onde inclusive em algumas localidades o governo local oferece recompensas para cada exemplar capturado, outros promovem campeonatos de caça focados apenas na captura desse animal, existe um aplicativo para que os mergulhadores registrem exatamente onde observaram o animal para que possa ser efetuada a busca e a remoção …

Esta invasão está no limite para estourar em nossas águas, pelo menos dois exemplares já foram registrados em Arraial do Cabo, um em 2014 e outro em 2016.

No ultimo final de semana um mergulhador ainda não identificado ao divulgar de forma irresponsável um vídeo supostamente feito no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos onde aparecia um peixe-leão provocando a formação de uma força tarefa a fim de realizar a busca e a remoção do peixe.

Como a filmagem não tinha boa qualidade e considerando o peso que um registro deste tipo tem, a primeira reação foi a de acreditar nas imagens e se mobilizar, porém a coloração azulada do peixe acabou chamando atenção e em uma breve busca no Google pelo termo “artificial lionfish” foram encontrados diversos exemplares de silicone semelhantes ao que aparece na filmagem que após ser analisada com mais cautela deixou claro que se trata de uma brincadeira de muito mau gosto e que gerou custos aos cofres públicos.


Exemplo de peixe leão de silicone à venda na internet.

Outro peixe leão falso à venda na internet. O peixe de silicone tende a flutuar, para manter-se à meia água ele tem um peso preso à ele através de um fino fio de nylon dando a impressão dele estar nadando.

Como se não bastassem os irresponsáveis que soltam os seus peixes, a conservação agora tem que lidar também com outro tipo de irresponsável, tão danoso quanto, o que produz mentiras como esta.

Please follow and like us:

Autor(es)

+ Artigos

Mergulhador e apaixonado pelos oceanos desde a infância.
Desde a década de 1990 está envolvido em ações e pesquisas relacionadas com a biota aquática, tendo sido coordenador de resgate do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos (CRMA) do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e fundador do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e do EcoBioGeo Meio Ambiente & Mergulho Científico, e ao longo dos anos participou de projetos de pesquisa e de consultoria na ambiental em parceria com diversas instituições.
Também atua como instrutor de mergulho SDI e PADI.
Tem como objetivo, além de produzir informação de qualidade fomentar o reconhecimento e a qualificação dos mergulhadores científicos.

One thought on “Mergulhador provoca alerta ao divulgar video falso sugerindo que peixe-leão foi avistado em Abrolhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.