Público Alvo

Estudantes e profissionais dos diversos ramos científicos a exemplo da biologia, oceanografia, geografia, geologia, arqueologia, história, engenharias, entre outras.

Justificativa do Programa

As atividades de mergulho científico, por mais simples que sejam exigem muito mais do mergulhador que uma simples saída de mergulho de turismo, o mergulhador científico quase sempre segue perfis de mergulho solo, faz mergulhos mais longos que os habituais mergulhos de turismo, faz muitos mergulhos em um único dia e por dias consecutivos, quase sempre com intervalos mínimos de superfície. A receita ideal para um acidente de mergulho que pode trazer não só problemas para o mergulhador e a sua família, como ao laboratório ao qual está vinculado, ou à empresa de consultoria ambiental que o contratou e não checou se possui habilitação e histórico de mergulhos adequados para a atividade a ser realizada e assim por diante.

Além da segurança, um mergulhador com uma formação padrão (certificado em mergulho básico e avançado) de mergulho recreativo e com pouca experiência não possui um trim (equilíbrio) adequado, realizam natação irregular, consome ar em excesso, costuma estar excessivamente lastreado, entre outros problemas que necessitam de experiência e técnicas adequadas que só são apresentadas aos mergulhadores em cursos mais específicos. Estas deficiências não só aumentam o gasto com cilindros e pedras de lastro, mas reduzem a eficiência da coleta de dados.

Se tornar um mergulhador científico de verdade com um bom trim, que saiba desenvolver uma natação adequada, com um bom consumo de ar, etc acaba sendo custoso quando os muitos cursos necessários são realizados de forma individual. O desenvolvimento de um programa em módulos, onde os cursos seguem uma sequência correta de acordo com o objetivo e os custos podem ser cobrados em parcelas mensais acabam tendo um melhor custo benefício.

Objetivo do Programa

Formar mergulhadores capacitados e aptos a realizar mergulhos em condições especiais com segurança e maior eficiência.

O Programa

O programa consiste em uma sequência de cursos de mergulho onde além dos conteúdos e padrões das principais certificadoras de mergulho recreativo e técnico do mundo os alunos irão fazer treinamentos adicionais e aprenderão técnicas que melhorem o seu trim, a sua batida de perna e o seu consumo de ar.

MÓDULO 1 – Formação Principal ou Inicial

Duração: 6 meses

Requisitos: Liberação médica para a prática do mergulho recreativo

O módulo 1 é formado pelos 4 (quatro) cursos do ramo principal de mergulho recreativo:

  • Curso de Mergulho Básico (Open Water Diver ou equivalente).
  • Curso de Mergulho Avançado (Adventure Diver ou equivalente). incluindo as especialidades:
    • Mergulho profundo (Deep Diver ou equivalente)
    • Mergulho noturno (Night Diver ou equivalente)
    • Navegação subaquática (Underwater Navigation ou equivalente)
    • Melhor desempenho em flutuabilidade (Buoyancy Control ou equivalente)
    • Mergulho em correnteza (Drift Diver ou equivalente)
  • Curso de Primeiros Socorros
  • Curso de Mergulhador de Resgate (Rescue Diver ou equivalente)

Ao final deste módulo o aluno deverá ter realizado pelo menos 7 (cinco) seções de águas confinadas (curso básico e de desempenho em flutuabilidade) e pelo menos 12 mergulhos em águas abertas.

O mergulhador já deverá ter um trim adequado, uma respiração mais calma e profunda, uma batida de perna ideal, além de ter aprendido os procedimentos a serem adotados em caso de emergência, a se situar e navegar em baixo d´água com ou sem bússola e terá experimentado os procedimentos de parada de segurança.

Após este módulo o mergulhador estará apto a realizar atividades de coleta científica em dupla, em profundidades de até 35m em mergulhos não descompressivos, dentro dos limites das tabelas de mergulho e não excedendo três mergulhos por dia com intervalos de superfície satisfatórios.

MÓDULO 2 – Formação Essencial

Duração: 6 meses

Requisitos: Liberação médica para a prática do mergulho técnico

O módulo 2 é formado por 4 (quatro) cursos de mergulho técnico indispensáveis a todos os mergulhadores científicos:

  • Introdução ao Mergulho Técnico (Intro To Tech Diver ou equivalente)
  • Curso de Mergulho Solo (Solo Diver, Self Reliant Diver ou equivalente)
  • Curso de Mergulho com Ar Enriquecido Nitrox (Nitrox Diver ou equivalente)
  • Curso de Procedimentos Descompressivos (Deco Procedures ou equivalente)

Ao final deste módulo o aluno terá realizado um número considerável de mergulhos.

O mergulhador irá aprender a configurar melhor o seu equipamento, a utilizar redundância de equipamentos, a analisar e utilizar misturas de ar enriquecido e a realizar procedimentos descompressivos.

Após este módulo o mergulhador estará apto a realizar qualquer tipo de atividades de coleta científica com o uso de sistema de circuito aberta (SCUBA).

MÓDULO 3 – Formação Complementar

Duração: variável

O módulo 3 consiste em uma lista de sugestões de cursos de aprimoramento das técnicas. Estes cursos podem tanto ser realizados de forma individual como em pacotes:

  • Curso de Sidemount (Sidemount Diver ou equivalente)
  • Curso de Nitrox Avançado (Advanced Nitrox Diver ou equivalente)
  • Curso de Especialista em Misturas Nitrox (Nitrox Blender ou equivalente)
  • Entre outros

Investimentos

O investimento no curso é realizado por módulo em seis parcelas mensais cada.

Módulo 1 – Formação Principal ou Inicial ………………….. R$ a definir

Módulo 2 – Formação Essencial …………………………………… R$ a definir

Módulo 3 – Formação Complementar ………………………….. preço sob consulta

* Este curso programa dá direito à um certificado emitido pela EcoBioGeo para cada módulo, além de um certificado emitido pela certificadora de mergulho e um brevet internacional (carteirinha) para cada curso realizado.

** Oferecemos pacotes (valores e condições de pagamento) especiais para empresas e laboratórios a depender do número de pesquisadores a serem capacitados.